sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Flat TVs

Ainda está difícil de achar alguém que entenda sobre as tecnologias conversando por aí...
Vou postar aqui para ter como falar: "Na boa, vai no Google e digite: Ronaldo Blanc Flat TVs".

Inspiração:

Muita gente vem falar "de entendido":
"Eu vi e a imagem é muito melhor..."

Ah é?
Viu nada... é muito fácil enganar os olhos... pergunte para um mágico... nem precisa ser o Criss Angel, com aquelas maluquices.

As telas tem algumas características, vale a pena revê-las para não fazer confusão:

1. Resolução
É a quantidade de pixels(pontos) na tela.
Quanto mais ponto, melhor a imagem.

Vale lembrar:
1 kg de chumbo não pesa mais que 1 kg de algodão ou de pena, não interessa que você pense diferente, NÃO PESA!!!
Então não venha me dizer que uma LED Full HD(1920x1080) "tem resolução melhor" que uma LCD Full HD(1920x1080), NÃO TEM!!!

2. Contraste
O que importa nessa medida é como a cor preta se apresenta, seja ela um cinza bem escuro ou um preto profundo. Nesse quesito as TVs de Plasma e LED, tem uma enorme vantagem (com destaque para o plasma): como elas são feitas de células independentes o preto é preto! Na LCD o preto é meio cinza, pois existe uma luz atrás da tela iluminado a imagem gerada nela (backlight).  Como queremos cores brilhantes, o preto acaba sendo prejudicado na LCD, por ter a mesma fonte de luz para todos os pontos.

3. Brilho
Depende muito das condições de iluminação do ambiente, mas é uma medida importante, vamos analisar.

As TVs de LCD, por terem uma luz, óbvio, tem melhor brilho para ambiente iluminados. É uma vantagem do LCD para esse tipo de ambiente, pois você pode ver a imagem sem reflexos e etc...
Em locais pouco iluminados as TVs de plasma e de LED, são mais interessantes, pelo efeito criado pelo alto contraste, as imagens ficam com mais profundidade de cores, ou seja, mais vivas e mais reais*.

* Sobre realidade em imagens - É complicado usar esse termo, mas é o melhor aqui. Imagens reais, que se aproximam do mundo real, em geral são um pouco mais opacas e 'apagadas' do que queremos em uma TV, para vivermos o mundo de fantasia. Vai uma dica, a Sony tem trabalhado muito bem em trazer imagens reais, acontece que um ou outro vem e diz:  "Aquela imagem ali é melhor do que essa da Sony...", simplesmente porque está mais "colorida", no fim queremos mesmo ver isso.

4. Tempo de reposta
Apesar de todo mundo achar que as telas de LED são mais "legais", porque custam mais caro e é uma tecnologia nova, na verdade o tempo de resposta é menor nas telas de plasma, assim, para assistir algo mais "fluído", como um joguinho de poker :P (hahah), agora sério, um jogo de basquete, tênis ou futebol a TV de plasma é mais indicada.

Novas TVs tem altas frequências de refresh e etc... mas não podemos confundir o tempo de refresh(refresh rate) com o tempo de resposta (response time), basicamente é o seguinte:
Response time é o tempo que demora para um pixel ir do cinza->branco->cinza.
Refresh rate é relacionado com a imagem toda, é o tempo para atualizar e sincronizar um frame na tela.

5. Ângulo de visão
Depende de onde a pessoa está sentada em relação à TV a imagem pode parecer distorcida, invertida(em relação às cores) ou simplesmente 'bagunçada'. Aqui outra vez temos vantagens na tecnologia plasma.

Considerações:

1) Plasma, tem melhor contraste, menores tempos de resposta e refresh, maior ângulo de visão. WOW!!! "Eu quero uma dessas!!!"
Ok, eu também, mas nem tudo é virtude, como tudo, elas tem alguns defeitos:
a) Esquentam muito, para gerar o estado plasma é necessário muita energia e isso gera também calor.
b) Consomem bastante energia, cerca de 5-6 lâmpadas de 60W.
c) Geralmente (existem algumas exceções) o menor tamanho é 42".

Você pode estar pensando: "E daí Ronaldão?? Quanto maior a tela melhor...", muito bem,  eu concordo, mas devemos nos lembrar da regra: <Tamanho da TV> * 2,5 = distância que você deve estar dela.
Então em uma tela de 42"(106 cm), você deve estar no mínimo a 265 cm (2,6m) de distância, ou seja o tamanho da tela e o tamanho do cômodo devem ser compatíveis.

2) LCD, tem melhor brilho, consomem menos energia se comparadas com as TVs de plasma e tem bom preço.
Depois de tudo isso, você vem falar de LCD?
Bom,  eu mesmo tenho uma TV de LCD.
Por que?
Porque a LED estava um pouco cara, eu precisava de uma tela menor que 42" (Plasma) e essa estava em promoção :D (money talks).

Se o ambiente é muito iluminado (a minha sala tinha portas de vidro para a varanda, ou seja muito sol) LCD é a melhor opção, já que as outras opções são suscetíveis ao reflexo (glare).

a) "Baixa qualidade" de cores devido ao baixo contraste
b) Pode criar "borrões" em imagens com muito movimentos

3) LED
Todo mundo fala/quer uma TV com essa tecnologia. E eu também quero! :D
 O meu Vaio e o meu Mac são equipados com telas de LED/LCD.

"Peraí....LCD/LED????"
Sim, é LED porque a iluminação é por LEDs, ou seja, no lugar de uma única fonte de luz, existem várias.

"Legal, LED, o que isso?"
O diodo emissor de luz(LED), é famoso, por acender no seu controle remoto quando você aperta um botão, aquela luzinha vermelha, na TV, é o mesmo conceito, mas são peças menores, e um painel cheio de pequenos LEDs torna a iluminação mais interessante (chegando perto da plasma) já que agora a iluminação tem células individuais. WOW!

Os maiores atrativos são:
A) a espessura (são muito fininhas - vale um cuidado: as mais finas, geralmente, tem iluminação lateral, portanto não tem tanto ganho em contraste. As LED "backlit" são as que chegam mais perto da plasma) e
B) o baixo consumo de energia (uma tela de 55" consome o mesmo que 3 lâmpadas de 60W).
Assim como a tela de plasma as cores e o contraste são melhores que a de LCD.

Não tem muito o que criticar aqui, tem baixo consumo, bom contraste, são bem recentes, então tem boas taxas de refresh.

a) (Muito difícil de notar) Assim como a LCD, pode causar "borrões" em imagens com muito movimento. (Como é uma tecnologia mais nova, a tela tem bom refresh rate (100, 120, 200 Hz, ...) mas ainda perde no response time para o (quase instantâneo) da plasma.

Conclusões:

Se você gosta de esportes, reunir várias pessoas para assistir esses eventos e não se incomoda em gastar um pouco de energia... a sua TV tem que ter uma tela de PLASMA!

Parece que esse estado da matéria(plasma) é a coisa mais perfeita que apareceu para cortar aço como se fosse manteiga e para gerar imagens com cores vivas, altíssimo contraste e com alta velocidade. É realmente muito complicado chegar nas cores/velocidade do plasma, como cada pixel é controlado individualmente (em ligado/desligado) enquanto um tem um preto profundo o outro tem um brilho fantástico.

Vamos esperar as novas telas de OLED para ver o que elas podem fazer contra o plasma.
Por enquanto a tecnologia que ganha em quase todos os quesitos importantes para se analisar uma TV ainda é a plasma. As TVs de LED, tem seu espaço garantido nos próximos anos, fazem um bom trabalho tentando alcançar uma tecnologia que se adapta tão bem às nossas necessidades de cor/brilho/contraste/frequência (ficou devendo no consumo, não se pode ganhar todas).

Agora, relaxe e vá ver alguma coisa na sua TV não plana de tubo. :D hahahaha
Afinal, independente da qualidade da imagem, o importante é o seu interesse no assunto.

Abs,
Ronaldão